Classificação das substâncias químicas

    Éteres são compostos onde o oxigênio está diretamente adjunto a dois grupos alquila ou arila: CH3-O-CH3. Eles são utilizados como solvente e como matéria-prima na síntese de outros compostos orgânicos. O éter comum é usado como anestésico. Os éteres são igualmente denominados “óxidos orgânicos” e podem ser considerados como proveniente da água (H-o-H), pela comutação dos dois hidrogênios por grupos orgânicos.

        Os éteres podem ser classificados em:


-Simétricos (R-O-R) ou assimétricos (R-O-R’);
-Alifáticos (R-O-R), aromáticos (Ar-O-Ar) ou mistos (Ar-O-R)


        O modelo universal dos éteres é R-O-R’ ou Ar-O-Ar ou Ar-O-R, uma vez que os dois grupos podem ser idênticos ou distintos entre si, em como alifáticos ou aromáticos. Os éteres mais singelos são gasosos. A partir do C2H5-O- C2H5 são líquidos, incolores, apolares, de aroma agradável, insolúveis na água e menos denso do que ela. Seu ponto de fervura é bastante baixo as dos álcoois, de idêntica massa molecular, pois s éteres não podem formar pontes de hidrogênio entre si. Somente os éteres de massa molecular alta são sólidos.


       O éter mais importante é o éter dietílico, também chamado de éter etílico, éter sulfúrico, ou simplesmente éter. Industrialmente ele é organizado por desidratação do álcool comum, sendo bastante utilizado como solvente e na retirada de óleos, gorduras, etc.de suas fontes naturais.

Categories:

Leave a Reply