Classificação das substâncias químicas


   Aldeídos são compostos orgânicos que possuem o grupo funcional-CHO, que é denominado aldoxila, metanoíla ou formila. Eles são utilizados como desinfetantes e na fabricação de plásticos e de remédio. O modelo universal dos aldeídos pode ser R-CHO ou Ar-CHO, tendo-se, portanto aldeídos alifáticos e aromáticos, respectivamente.


    Aldeído fórmico é um gás incolor de aroma distintivo e incomodativo e muito solúvel em água. A solução aquosa, contendo cerca de 40% de formaldeído, é vendida com o nome de “formol” ou “formalina”.
 
    O aldeído fórmico é utilizado como desinfetante, na conservação de defunto e de peças anatômicas, na fabricação de plástico (baquelite), de remédios (urotropina), de explosivo (ciclonite).

     Aldeído acético, acetaldeído ou etanol tem ponto de fervura 21°C, podendo ser gás ou líquido dependendo da temperatura ambiente; tem aroma rijo e é solúvel e água.


     O aldeído acético é utilizado na produção de ácido acético, anidrido acético, resinas, inseticidas (DDT), etc. É utilizado também como redutor da prata na fabricação de espelhos comuns.


Voltar

Categories:

Leave a Reply