Classificação das substâncias químicas


O grupo orgânico ácido carboxílico apresenta o grupo funcional carboxila (-COOH):
   O
    ║
           ─ C ─ OH.
 Entre os ácidos carboxílicos estão ácidos usados pelas indústrias como o acido etanoico e benzoico, e o ácido metanoico que indiretamente é conhecida pelo ser humano, porque é encontrado no veneno da formiga vermelho e de algumas lagartas.
Os ácidos carboxílicos de cadeia curta apresentar odores desagradáveis, sabor azedo. Chamado de ácido etanoico do qual é o principal ingrediente do vinagre, este importante ingrediente é mais conhecido como ácido acético. O vinagre vem do etanol do vinho, do qual é o principal ingrediente, que se transforma em ácido acético quando entra em contato com o oxigênio do ar e se oxida.
Outros ácidos que estão presentes no nosso dia a dia são o ácido butanóico, também recebe o nome de ácido butírico, é ele que dar o odor desagradável à manteiga rançosa; já o ácido pentanóico oferece aos caprinos o seu odor característico deles e está presente em cada individuo, o odor característico de cada pessoa é devido a carboxílico, seres humanos de metabolismos tem variações e secretam diferentes ácidos carboxílicos.
O ácido etanoico é um líquido incolor à temperatura ambiente, também é conhecido como ácido acético. Possui sabor azedo e cheiro irritante característicos de seu derivado, o vinagre, de onde foi isolado pela primeira vez. O ácido metanoico, também denominado de ácido fórmico, que causa irritação na pele de seres humanos, é encontrado no veneno de formigas, daí vem o nome ácido fórmico, que vem do latim e quer dizer fórmica, que quer dizer formiga. Ácido benzoico é usado na medicina como conservante, do qual é um sólido branco, solúvel em água.

Voltar

Categories:

Leave a Reply