Classificação das substâncias químicas

                Os hidrocarbonetos são compostos formados exclusivamente por carbono e hidrogênio e, por isso, constituem a função mais simples da Química Orgânica. Eles têm grande importância por servirem de “esqueleto” para as outras funções orgânicas e constituem uma classe de compostos orgânicos muito grande, variada e importante, englobando o petróleo, gás natural, etc. A sua fórmula geral é CxHy.
 
1 - Alcanos

São hidrocarbonetos acíclicos e saturados, ou seja, têm cadeias abertas e apresentam apenas ligações simples entre seus carbonos. Os alcanos são os formadores do petróleo e do gás natural. São muito importantes como combustíveis e apresentam o ponto de partida da indústria petroquímica, que os utiliza para produzir milhares de derivados como plásticos, tintas, fibras têxteis, borrachas sintéticas etc.

2 - Alcenos

Também chamados de alquenos, olefinas ou hidrocarbonetos etilênicos, os alcenos são hidrocarbonetos acíclicos que contém uma única ligação dupla em sua cadeia carbônica.
O composto mais simples da família dos alcenos é o eteno ou etileno. Ele é produzido por frutos verdes e age no amadurecimento dos mesmos. Quando se embrulham bananas em jornal, por exemplo, o etileno permanece na fruta por mais tempo, o que acelera seu amadurecimento. Muitos estabelecimentos utilizam esse exemplo com o uso de tal gás para promover o amadurecimento rápido das frutas.
Outro alceno é o propeno ou propileno que é produzido nas indústrias em grandes quantidades e totalmente transformado em plástico denominado polipropileno, com o qual são fabricados fitilhos usados como barbantes, peças moldadas, como para-choques de automóveis, etc.

3 - Alcadienos

São hidrocarbonetos acíclicos contendo duas ligações duplas em sua cadeia carbônica. Os Alcadienos simples não existem na natureza, porém são preparados em grande quantidade pela indústria petroquímica que visa a produção de polímeros e borrachas sintéticas.

4 - Alcinos

Alcinos ou alquinos ou ainda hidrocarbonetos acetilênicos são hidrocarbonetos acíclicos contendo uma única ligação tripla em sua cadeia carbônica. O Alcino mais importante é o C2H2, chamado vulgarmente de acetileno. Ele é produzido facilmente, colocando-se o carbureto ou carbeto de cálcio em contato com a água. A queima do acetileno produz uma chama muito quente e luminosa, segundo a reação:

2 C2H2 + 5 O2 4 CO2  +  2 H2O  +  Calor

Por esse motivo, o acetileno é utilizado em lanternas para exploração de cavernas e é, hoje, o combustível empregado nos maçaricos oxiacetilênicos, capazes de produzir temperaturas bastante elevadas, prestando-se à solda e ao corte de metais.

5 - Ciclanos

São hidrocarbonetos cíclicos contendo apenas ligações simples, isto é, hidrocarbonetos cíclicos e saturados. Eles existem, em quantidades maiores ou menores, nos petróleos de várias regiões do mundo. O ciclo-hexano, por exemplo, é usado como solvente e removedor de tintas e vernizes, além de servir como ponto de partida para a fabricação de produtos industriais importantes, como o náilon.
 

6 - Hidrocarbonetos aromáticos

São os que possuem um ou mais anéis benzênicos em sua molécula, o benzeno é um líquido incolor, volátil, inflamável e muito tóxico. Os primeiros hidrocarbonetos aromáticos e seus derivados foram encontrados em cascas de árvores, no óleo de baleia e, mais tarde, nos destilados da hulha ou carvão mineral. Receberam o nome de aromáticos devido ao seu odor agradável. 



Voltar

Categories:

2 Responses so far.

  1. Joel maia says:

    Gostei muito.... muito bom..

  2. Unknown says:

    Quais substâncias são derivadas dos hidrocarbonetos ?

Leave a Reply