Classificação das substâncias químicas

São compostos derivados do NH3, na substituição de um, dois ou três hidrogênios por radicais de alquila ou arila. Os compostos que se ligam a um radical são chamados de primários, secundários dois radicais e terciários três radicais.

       







Amina Primária                    Amina Secundária          Amina Terciária


As aminas também podem ser classificadas em monoaminas, diaminas, triaminas, etc., conforme o número de grupos de amina na molécula.
A função amina está presente nos aminoácidos, que são os formadores das proteínas as quais são componentes fundamentais dos seres vivos. Decorre daí a presença de aminas na decomposição de animais mortos. A trimetilamina é o principal componente do forte cheiro do peixe podre. A putrescina e a cadaverina se formam na decomposição de cadáveres humanos. Industrialmente, as aminas são usadas em certos tipos de sabão, na vulcanização da borracha e em inúmeras sínteses orgânicas. Em particular, as aminas aromáticas são importantíssimas na fabricação de corantes, como exemplos a Anilina (usada para a fabricação de corantes), o Ácido p-aminobenzóico (protetor solar), o Acetaminofeno (analgésico e antitérmico).

Categories:

Leave a Reply